banner

Se tiver esquizofrenia poderá ver o mundo de forma diferente daqueles que o rodeiam. Poderá ouvir, ver, cheirar ou sentir coisas que não são vividas pelas outras pessoas (alucinações).

Poderá também achar que tem pensamentos confusos e assustadores, como acreditar que há pessoas que estão a ler a sua mente, a controlar os seus pensamentos ou a planear prejudicá-lo. Estes pensamentos podem fazê-lo sentir-se ansioso e pode aperceber-se que se tornaram tão perturbadores que o assustam, a si ou àqueles que o rodeiam.

No entanto, embora a esquizofrenia possa ser perturbadora e assustadora, a sua vida não acabou. Aproximadamente 1% das pessoas irá desenvolver esquizofrenia em algum momento da vida, o que significa que não está sozinho se tiver esta doença.1─4 Tal como qualquer outra pessoa que tenha uma doença crónica ou que se repete, pode aprender a controlar a doença e a viver a vida que é importante para si.

Os primeiros episódios de esquizofrenia ocorrem normalmente durante a adolescência ou início da idade adulta mas, algumas vezes, surgem de novo em pessoas com mais de 40 anos. 5 Tanto os homens como as mulheres podem desenvolver esquizofrenia, mas nos homens os sintomas tendem a aparecer numa idade mais jovem. 6

Também poderá gostar