
Quanto mais cedo receber tratamento, maior a probabilidade de responder e de ser capaz de voltar ao seu nível de funcionamento social e ocupacional anterior. Por isso, é importante que procure ajuda médica o mais cedo possível.1-3 Caso a esquizofrenia não seja tratada de forma rápida e eficaz, pode agravar rapidamente, tornando a hospitalização mais provável. 4 Os sintomas não tratados também podem ter um efeito negativo no seu bem-estar e no da sua família e amigos. 5,6
Se sentir quaisquer sintomas de esquizofrenia ou uma menor resposta à medicação, deve consultar o seu médico.
Como posso saber se tenho esquizofrenia?
A melhor forma da equipa médica compreender os seus sintomas é conversando consigo. Ela vai fazer-lhe várias perguntas, de forma a ter informações sobre:
- A sua história médica e pessoal
- Os seus sintomas e como e quando começaram
- Se os seus sintomas mudaram ao longo do tempo e como
- Se sabe que razões fazem com que os seus sintomas voltem a aparecer
A sua equipa médica também quererá falar com as pessoas que estão mais próximas de si, para saber mais sobre a sua vida, acontecimentos anteriores e história clínica. Podem também realizar alguns testes, que podem incluir exames de imagem, nomeadamente cerebrais e análises ao sangue. Isto serve para verificar o seu estado geral de saúde e verificar se há alguma razão para os seus sintomas. A sua equipa médica pode também realizar alguns testes psicológicos para ter mais informações sobre a sua personalidade e o nível de funcionamento do seu cérebro.
É importante saber como os seus sintomas influenciam o seu dia-a-dia e a equipa médica vai querer compreender a sua situação social, o seu trabalho ou estudos, situação financeira e relacionamento com os seus familiares, amigos e conhecidos.