As pessoas com esquizofrenia que têm apoio, apresentam frequentemente mais capacidades do que aquelas que estão isoladas. Como amigo ou familiar de alguém com esquizofrenia, o seu apoio é fundamental. Sendo uma das pessoas que lhe é mais próxima, é importante que se envolva nas decisões sobre o tratamento e que seja um ponto chave no contacto com a equipa médica.
O Kevin analisa o porquê de os cuidadores serem uma parte fundamental da equipa de cuidados:
Embora, por vezes, a esquizofrenia possa causar uma desordem importante na vida do teu amigo/ familiar, a combinação da medicação certa com métodos para lidar com a doença, pode controlar os sintomas e permitir-lhe iniciar o processo para recuperar e ficar bem. Isto pode incluir o início ou regresso ao emprego, se a doença for bem controlada.
Ter uma forte rede de apoio vai ajudá-lo a si e ao seu amigo/familiar a lidar com os efeitos da doença. Falar abertamente vai ajudar a aumentar a consciência sobre a esquizofrenia e é a base para relacionamentos positivos que podem ajudar o seu familiar/amigo querido a sentir-se valorizado e a melhorar a sua auto-confiança.
O Terry explica as mudanças simples que o fizeram perceber que o seu filho estava no caminho da recuperação: